Origem das Doenças

CAUSAS ORGÂNICAS

Em termos gerais temos os fatores infecciosos nos quais os micro organismos são os causadores das doenças , os traumas ocasionados por acidentes , uma série de patologias de possível origem genética ou auto-imunes (quando o organismo não reconhece partes de seu corpo e produz anticorpos que “atacam” suas próprias células) .também conseguimos detectar substâncias que em excesso (ex: gorduras e açucares) ou em falta(várias vitaminas e proteínas), podem facilitar o descontrole metabólico do organismo, produzindo inflamação e deficiência em órgãos importantes e vitais de nosso corpo.

CAUSAS EMOCIONAIS

Para este tópico, lançarei mão dos conceitos da medicina chinesa. Em teoria, à todo órgão ou sistema, se liga um sentimento psico-emocional.

Exemplos:

AO FÍGADO: A RAIVA E/OU A MÁGOA.
AO CORAÇÃO: A ALEGRIA (NO SENTIDO DO HISTERISMO )
AO ESTÔMAGO/BAÇO/PÂNCREAS: A PREOCUPAÇÃO.
AO PULMÃO: A TRISTEZA ( LEMBREMOS QUE QUANDO ANGUSTIADOS, LEVAMOS AS MÃOS
AO PEITO: TENTANDO MASSAGEAR OU “ACARINHAR”.
AO RIM: O MEDO (..E DE TANTO MEDO NÃO DEU TEMPO DE CHEGAR AO BANHEIRO..)

Devemos entender que quando estes orgãos são citados , não se refere à anatomia e função dos mesmos, mas sua representação energética.

Quanto aos sentimentos, não são os sentimentos fugazes, que todos sentimos, vez ou outra, mas, a permanência deles, por longo período.

Assim, ao sofrermos emoções negativas contínuas e intensas, nossos orgãos e sistemas serão afetados, alterando os meridianos por eles controlados, canais energéticos que percorrem nossos corpos.

Um exemplo prático: você está muito magoado com uma pessoa ou situação.

O fato de não resolver esta questão o leva a ter raiva intensa. O fígado, órgão responsável pela fluidez energética do nosso corpo, não consegue trabalhar normalmente levando a uma estagnação de energia. Que levará aos sintomas.

Dependendo de onde houver esta estagnação de energia, os sintomas serão diferentes. Ex: se na cabeça. As enxaquecas, se no estômago, as azias, se no baixo ventre, as cólicas abdominais e ou menstruais. Estes são apenas alguns exemplos.

Nestes casos, ao entendermos o que se passa em nosso organismo, já abrimos a porta para nossa recuperação. Tratamentos como a acupuntura , medicamentos e terapias, podem ajudar.

O mais importante é o reconhecimento das possíveis causas de nossos males e a disposição em realizarmos mudanças.