Conceito de Poupança de Saúde

O conceito de poupança econômica é muito fácil de entender. Nós guardamos e aplicamos certos valores monetários para que, em um tempo futuro, sem uma data prevista, em caso de necessidade, possamos contar com estes valores.

A poupança de saúde seguiria este conceito. Imagine-se atravessando uma rua. Surge um carro em alta velocidade. Imediatamente você começa a correr e escapa de um atropelamento. Para isto acontecer, você lançou mão de uma reserva funcional de seus músculos e articulações. Você também precisou que sua frequência cardíaca subisse, assim como sua frequência respiratória e sua pressão, a fim de melhorar rapidamente sua performance.

Bem. Aos 15 anos temos uma reserva, aos 30 outra, aos 60, 80, 90… Num primeiro momento só precisamos desta reserva em casos extremos como um esforço físico muito intenso, mas, com o passar dos anos algo simples como uma gripe ou infecção qualquer , requererá uma grande reserva de nossos órgãos . Nesta hora, valerá toda a nossa poupança de saúde, adquirida ao longo de uma vida.

ATIVIDADE FÍSICA CONTÍNUA: POR QUE MANTER?

Protege nossos músculos que por sua vez, protegem nossas articulações.

Aumenta nossa capacidade cardio-respiratória, garantindo suporte adequado de oxigênio quando necessário, por exemplo, em um quadro infeccioso.

Melhora a circulação periférica e do sistema nervoso central. Lembrando que com a idade podemos ter algum grau de perda cognitiva, fica claro que uma boa circulação poderá nos proteger.

Enfim, se hoje você tem 30 anos, e acredita ser muito saudável, acredite, aos 60 anos você vai querer ter muita disposição. Isto valerá para todas as idades.

Meus pacientes de 70, 80 anos estão ótimos, querendo uma vida plena e feliz.

Pense nisto! Se fizer sentido, comece hoje.