Check Up Médico: Por Que Fazer? São Todos Iguais?

Vamos entender o conceito de medicina preventiva.

Quando sentimos algum mal estar específico, procuramos ajuda médica. De acordo com os sintomas. Exames são realizados e se detectam as causas a serem tratadas.

Algumas vezes, nosso corpo não está produzindo ou adquirindo substâncias necessárias para manter nossa saúde. Isto pode estar sendo causado por falta de algum nutriente ou porque algum hormônio de nosso corpo está com valor abaixo do necessário para nossa homeostase (equilíbrio interno físico-químico).

Este déficit pode não causar qualquer sintoma durante anos, porém, vai desgastando o organismo. Quando os sinais aparecem, a doença já se instalou.

Um dos exemplos mais emblemáticos desta situação é a osteoporose. Esta doença pode estar presente sem apresentar qualquer sintoma, até que , em algum momento, após uma queda, ou pequeno trauma, ou mesmo sem estes acidentes, apresentamos uma fratura. A falta crônica de vitamina d e cálcio agravam muito este quadro.

Outros exemplos das chamadas doenças silenciosas são a hipertensão arterial e o diabetes mellitus. Eu realço a gravidade destas patologias com uma história:

Imagine que você compra uma linda casa. Na primeira noite , no novo lar, é acordado com um grande estrondo: o teto da sala caiu. O que será que houve com a casa dos seus sonhos, tão linda por fora? Estava repleta de cupins. Não dava para ver.

Assim funcionam estas doenças. Tanto a hipertensão como a diabetes vão causando um processo inflamatório endovascular generalizado . O primeiro sintoma pode ser um infarto do miocárdio ou um AVC.

Resumindo, um check up bem direcionado a você, levando em conta sua idade, hábitos de vida, antecedentes pessoais e familiares, podem salvar sua vida .