O Tratamento de Doenças Respiratórias com Acupuntura

A incidência de doenças respiratórias durante o outono e o inverno aumentam consideravelmente e uma das alternativas para o tratamento e melhora dos sintomas está na acupuntura.
Quando as agulhas são aplicadas nos lugares corretos, desempenham um papel relevante, por vezes, semelhante ao das drogas desenvolvidas em laboratórios, com uma vantagem muito interessante: a acupuntura não causa os efeitos colaterais que essas drogas causam.
Rinite, sinusite, asma, bronquite, entre outras doenças, podem ser tratadas com a técnica das agulhas, que agem na liberação de endorfina desempenham o papel de antialérgicos, anti-inflamatórios, analgésicos e broncodilatadores, além de proporcionar ao paciente, estabilidade emocional. Sabe-se que uma infinidade de doenças, e dentre elas, as respiratórias, podem ter origem emocional ou serem agravadas por este distúrbio. Os benefícios da acupuntura como estabilizadores de nossas emoções são amplamente difundidos e consolidados.
Um dos pontos mais debatidos acerca da acupuntura é quanto à sua base científica e sua eficácia na prática. No que se refere especificamente a acupuntura no tratamento de doenças respiratórias, um estudo realizado na Universidade de Kyoto e na Universidade Meji de Medicina Integrativa, ambas no Japão, tratou de, cientificamente, comprovar tal eficácia.
68 pessoas com Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC) foram tomadas como amostra e submetidas à técnica da acupuntura. Parte delas, a acupuntura real, e outra parte, à falsa (as agulhas não penetravam a pele).
Ambos os grupos mantiveram o uso de seus medicamentos usuais para DPOC. O que se observou após três meses de medicação e acupuntura foi que, o grupo cuja técnica chinesa era a verdadeira, mostrou-se capaz de caminhar por mais tempo sem tornar-se ofegante, fato não observado com o grupo subetido a acupuntura falsa.
Além disso, o primeiro grupo apresentou uma melhora significativa na sua qualidade de vida em diversos aspectos, aumentando, inclusive, a sua capacidade de praticar exercícios físicos.
Assim, entendemos que a Acupuntura é uma ferramenta que pode ser associada a alopatia no tratamento de doenças respiratórias ou mesmo, em alguns casos, ser a primeira escolha.