Equilíbrio Interno – Princípio do Yin-Yang

É muito interessante observarmos as diferenças de personalidade das pessoas. Mais que isso, como reagimos de forma diferente aos mesmos estímulos externos. Esta característica humana poderia ser bem explicada pelo princípio do YIN-YANG.

YIN… Imagine tudo que for mais contido, mais silencioso, mais escuro, menos introspectivo.

YANG… Agora o oposto, mais claro, mais agitado, mais externo, um som mais alto.

Tudo na natureza pode ser classificado como mais YIN ou mais YANG, inclusive nós, como pessoas. Temos os opostos equilibrados dentro de nós.

Se classificássemos o dia oposto à noite, frio e calor, alto e baixo, silêncio e barulho, ficaria mais fácil entender este conceito. Extrapolando um pouco nos vem à mente a pessoa predominantemente YANG, aquela que chega já mais ativa, talvez falando muito ou falando alto, mais decidida e às vezes impondo suas idéias. Geralmente aquela que sente mais calor, procura por uma água gelada, faz várias coisas ao mesmo tempo, perde a paciência mais fácil… Pensou em alguém? E, agora, aquela mais quieta, que fala mais baixo, geralmente vestida com
um casaquinho, pois, não tolera muito o frio, água, sem gelo, por favor…

A questão é que, geralmente , não somos totalmente YIN ou YANG, mas temos tendências a um destes polos.

Nosso ideal de saúde deveria ser o equilíbrio destas características. Ao longo da vida. Quando conseguimos este objetivo, alcançamos o ideal equilíbrio interno.