Receita de Saúde e Longevidade

Este tema, de supra importância, é preocupação constante de todos que almejam uma vida com qualidade, de preferência, sem doenças.

Como geriatra, esta questão sempre foi motivo de muitos estudos, pois, não só para meus pacientes e familiares, assim como para mim, médica, mulher, mãe, filha e amiga de tantas e tantas pessoas maravilhosas, como dispor de uma fórmula para que todos pudessem usufruir com saúde de suas vidas. Na alopatia, encontramos recomendações básicas, que deveriam se seguidas por todos como, uma alimentação balanceada, exercícios físicos diários, procurar uma mente mais calma, fugindo do stress, evitar agentes perniciosos como álcool, cigarros e outras drogas – estas, com certeza, sem negociação, pois são uma unanimidade na sua condição de criadoras e perpetuadoras de doenças. Porém, ainda não satisfeita, queria poder aconselhar algo que pudesse nortear o ser humano. Algo geral que facilitasse as escolhas diante de tantas novas regras que os estudos nos trazem a depender da época, como, agora o ovo faz bem, agora faz mal, as gorduras são o grande vilão das doenças cardio vasculares, ou não, na verdade são os açucares…

Por fim, encontrei a regra de ouro, imutável, extraordinária e de uma simplicidade acalentadora:

– ” siga o caminho do meio ” – só isso : siga o caminho do meio!! Aplicando esta idéia a tudo o que você for realizar: não coma muito, que o excesso se transforme em gordura e afete seu coração, mas, não coma pouco, que lhe faltem nutrientes básicos às suas células. Não seja sedentário, para que seu sistema circulatório e cardíaco possam ser treinados e fortificados frente a quaisquer desafios, mas não exagere nos exercícios, respeite seu organismo e seus limites.

As aplicações desta regra são infinitas. Com ela, você poderá ter autonomia para escolhas nos diversos momentos de sua vida. Já dizia o poeta: “rir é bom , mas, rir demais é desespero”… Siga o caminho do meio e seja feliz.

Photo credit: IBM Research via Visualhunt.com / CC BY-ND